A quiropraxia e a dor crônica - Rael Rosa | Quiropraxia

Rael Rosa | Quiropraxia

A quiropraxia e a dor crônica

Por mais que seja percebida em diferentes regiões do corpo, a dor tem origem no sistema nervoso central a partir da estimulação dos receptores próprios de dor, principalmente os nociceptores, que estão presentes ao longo de todo o corpo humano.Caracteriza-se como uma dor crônica aquelas em que há persistência dos sintomas há mais de três meses intermitentes, podendo oscilar em grau de sintomatologia.

As origens das dores são fatores importantes a serem discutidos, principalmente para conseguir entender melhor o que pode estar causando e como seria a melhor maneira para manejar o caso. Na maioria das vezes, o início da dor ocorre através de uma lesão aguda, podendo ser traumática ou degenerativa, onde o tratamento não se torna completamente eficiente e os sintomas não cessam por completo. Entretanto, o fator lesivo pode ser que tenha sido retirado.

Dentro da neurologia, a dor crônica pode ser identificada como uma dor nociplástica, sendo essa uma caracterização relativamente nova, justificando o sintoma através de uma desregulação do processamento de dor pelo sistema nervoso central a partir de modificações das vias neurais. O estímulo de dor continua ativo mesmo quando o processo lesivo é cessado.

Questões biopsicossociais interferem diretamente em quadros de dor crônica, visto que esses fatores auxiliam a continuação sintomatológica ou podem fazer que com sejam exacerbados, a partir da desregulação neurológica.

A quiropraxia e a dor crônica

A procura pelo tratamento quiroprático por conta de dores crônicas é grande e o resultado tende a ser benéfico para o paciente.

A retirada de locais com desaferentação a partir dos ajustes quiropráticos auxiliam na melhora da regulação do sistema nervoso central, permitindo que os estímulos neurológicos fluam adequadamente sem interferências. A modulação da dor pelo cérebro torna-se mais controlada e há uma melhora na apresentação sintomatológica.

Procure sempre um profissional graduado para que seja realizada uma avaliação individualizada a fim de entender melhor o quadro clínico e como será feito o tratamento, sempre visando uma melhor qualidade de vida.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *