Cefaleias suboccipitais - Rael Rosa | Quiropraxia

Rael Rosa | Quiropraxia

Cefaleias suboccipitais

Um dos tipos mais comuns de dor de cabeça são as de origem suboccipital, a região conhecida como a “base da cabeça”. O principal motivo para que o quadro doloroso aconteça se deve ao fato de que os músculos presentes nessa região muitas vezes sofrem espasmos ou encontram-se muito tensos; por se tratar de uma área bastante inervada, qualquer alteração pode causar um sintoma perceptível para o sistema nervoso.

Todo o complexo articular da região suboccipital possui a função de manter a cabeça ligada ao pescoço, mantendo-a reta e sem interferências. Neste complexo há um nervo importante chamado de nervo occipital, partindo da segunda e terceira vértebras cervicais até a parte de trás do couro cabeludo bilateralmente.

Em decorrência dos hábitos diários como uso frequente de celular e de computador, a postura acaba sofrendo alterações, principalmente no que diz respeito a posição da cabeça e do pescoço, que sofrem uma projeção anterior muito significante. Isso pode causar uma mudança na distribuição das cargas nas estruturas ali presentes, como também aumentar o peso da cabeça, fatores que possibilitam uma inflamação e sensibilização da região suboccipital, levando assim às dores de cabeça. A contração muscular com a finalidade de auxiliar na estabilização também é um ponto importante para o entendimento deste quadro, visto que a tensão excessiva pode estimular o nervo occipital, causando dores referidas.

Outros fatores que podem desencadear uma dor de cabeça de origem suboccipital são acidentes em que ocorre uma “lesão em chicote”, mecanismo em que a coluna cervical forma um “S” a partir da diferença de aceleração e desaceleração abrupta.

A apresentação clínica mais comum da cefaleia suboccipital ocorre através de uma dor que começa na base do crânio e segue muitas vezes até o topo da cabeça, podendo apresentar uma sensação de formigamento ou ser latejante, caso haja comprometimento nervoso e não apenas de origem muscular e articular.

O tratamento para a cefaleia suboccipital com a quiropraxia

Para que o diagnostico de uma dor de cabeça de origem suboccipital seja feito, o quiropraxista irá procurar principalmente dois fatores importantes: perda de curvatura cervical e músculos tensos na região, além da coleta minuciosa dos dados do paciente e de como a queixa começou e tem progredido até o momento.

Os ajustes quiropráticos mostram-se de grande valor para o tratamento de quadros como esse, visto que o envolvimento articular está diretamente relacionado com a causa da dor. Quando são corrigidos, o fator primário é removido e as compensações musculares tendem a diminuir, bem como a apresentação sintomatológica.

Nos casos em que o fator postural tem grande relevância para o quadro, o profissional poderá orientar sobre questões ergonômicas para que o tratamento evolua melhor.

Entre em contato conosco para agendar uma consulta e saber mais sobre a quiropraxia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *