Cólicas menstruais: como a quiropraxia pode te ajudar?

Rael Rosa | Quiropraxia

Cólicas menstruais: como a quiropraxia pode te ajudar?

Muitas mulheres sofrem com cólicas menstruais em seus ciclos, podendo se manifestar de diferentes formas e intensidades, mas sempre muito incômodas. A avaliação por um médico especializado é fundamental, para que possa verificar uma possível causa dessa dor, podendo ser classificada em dismenorréia primária ou secundária. A segunda está associada a condições como a endometriose ou a síndrome do ovário policístico, por exemplo, aumentando o quadro álgico da paciente e precisando de tratamento especializado. 

O fator causal da cólica menstrual não é totalmente conhecido, porém supõem-se que ocorre devido a um excesso de prostaglandinas, que são sinais químicos similares a hormônios, que atuam apenas nas células e não entram na corrente sanguínea. Sua função é de contrair e relaxar o útero, fazendo com que o endométrio possa descamar e ser eliminado através da menstruação; entretanto, quando há contração em excesso, há redução do fluxo sanguíneo e da oxigenação para o tecido muscular, causando a dor. 

A quiropraxia e as cólicas menstruais

O tratamento para as cólicas menstruais pode ser feito com diversas abordagens, como aplicação de calor no local ou o uso de analgésicos, por exemplo. Outros fatores importantes para que haja uma melhora no quadro são a prática constante de exercícios físicos e uma boa alimentação, reduzindo o estresse químico no corpo da mulher, principalmente a partir da ingestão de alimentos anti-inflamatórios.

A quiropraxia apresenta bons resultados em quadros como esse, em que estudos indicam uma redução na produção de prostaglandinas e no nível de dor após o tratamento com ajustes quiropráticos, principalmente na região da coluna lombar e pelve. Além de um efeito local, há uma alteração na percepção do sistema nervoso central após a quiropraxia. O tratamento é feito com sessões regulares e é definido pelo profissional a partir da sua avaliação específica do caso. 

Procure um profissional graduado e se beneficie com a quiropraxia.



Referências:

 https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0899346707601177

https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S0161475408000286

https://europepmc.org/article/med/1535359

https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S0304395999000044

 

https://www.cochrane.org/CD002119/MENSTR_spinal-manipulation-for-painful-periods

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *